Pesquisa de Opinião img-pesquisas-de-opiniao

Uma pesquisa estatística de opinião realiza o levantamento do pensamento coletivo de uma população sobre um determinado tema, analisando uma amostra de opiniões individuais obtidas por meio de adequados instrumentos de coleta de dados. Tem como objetivo investigar e retratar as atitudes e opiniões dos indivíduos, possibilitando à sociedade conhecer     com precisão as tendências e posições dos diferentes segmentos sociais.

Pesquisa de Mercadoimg-pesquisas-de-mercado

As pesquisas de mercado desenvolvidas e executadas pelo Instituto Paraná Pesquisas contribuem para que melhores decisões sejam tomadas nos negócios, pois fundamentam os resultados dos levantamentos por meio da coleta de informações detalhadas junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Os resultados apurados orientam o empresário ou empreendedor a tomar decisões assertivas ou a solucionar problemas. Esse tipo de técnica se estende também a pesquisas corporativas aplicadas nos departamentos de uma empresa, como por exemplo, Financeiro, Produção, Recursos Humanos e Marketing.


Pesquisa Políticaimg-pesquisas-politicas

Para Pesquisas Políticas, são aplicadas metodologias e técnicas para prever resultados de pleitos, avaliar administrações públicas, monitorar a imagem e o nível de aprovação de partidos e políticos e adquirir informações diversas sobre quadros políticos.

Pesquisas que fundamentam decisões apontam a realidade e orientam:

Na eleição: o planejamento, as estratégias eleitorais e de marketing, bem como a lógica discursiva e os caminhos para comunicação.
Na administração pública: o planejamento das ações, as estratégias de ação e o desempenho da equipe técnica (monitorando os serviços prestados).

Principais tipos de pesquisas políticas:

O sucesso eleitoral de um candidato alicerça-se em três eixos centrais: a cristalização de sua imagem, a eficiência de seu discurso e o desempenho de seus concorrentes. O diagnóstico preciso de uma conjuntura político-eleitoral pode indicar o tratamento adequado para a sua situação.
A Paraná Pesquisas detém um amplo rol de serviços e técnicas de pesquisas que são aplicados conforme necessidades e objetivos do cliente. Veja alguns exemplos:

  • Pesquisas eleitorais
    Aplicação de baterias tradicionais da Ciência Política como: intenção de voto (espontânea e estimulada), simulações, segunda opção, rejeição, expectativa de vitória, perfil sócio-econômico e geográfico do eleitor.
  • Pesquisa de potencial e avaliação de imagem
    Monitoramento que permite uma avaliação do candidato (e de seus concorrentes), em termos de potencial eleitoral e de imagem.
  • Pesquisa de percepção e avaliação
    Este tipo de trabalho é realizado com o objetivo de avaliar questões simbólicas junto a um grupo de eleitores. Neste tipo de pesquisa extrai-se sentimentos, percepções e avaliações dos eleitores em relação a um candidato, partido, administração, ou ainda a uma dada situação política.
    Pode-se testar a eficiência de propagandas, discursos, imagens, peças publicitárias, slogans e jingles.
  • Definição do perfil ideal, características e imagem
    Verifica o imaginário social da população em estudo, decifrando o sistema de crenças e conjunto de valores. Investiga questões ligadas às características e à imagem que os eleitores idealizam em torno de um governante ideal.
  • Sondagens de questões temáticas ou polêmicas
    Investiga a posição da população a respeito de um tema polêmico que esteja na agenda dos debates políticos/ públicos. Monitora os principais meios de informação e influência, estabelece os elementos e argumentos de constituição discursiva e instrumentaliza ações de desconstituição do discurso.
  • Avaliações de gestão/ mandato (executivo e legislativo)
    Em trabalhos voltados ao Executivo, realiza-se um diagnóstico em relação a administração e atuação do administrador (em termos de eficiência, imagem e realizações).
    Em pesquisas direcionadas ao Legislativo, realizam-se avaliações da Casa Legislativa ou de mandatos individuais.
  • Investigação de demandas sociais e de infra-estrutura
    Este tipo de estudo indica as principais necessidades e recorta as demandas sociais da população em estudo. Também delimita as principais prioridades de infra-estrutura, sociais, econômicas ou associativas da comunidade.