A explosão da inteligência artificial mudará totalmente o mercado de trabalho até 2025. O cenário mostra que, apesar da tecnologia ameaçar a perda de 83 milhões de empregos, a expectativa é a criação de 69 milhões de novas vagas, conforme apontado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês).
Os números representam, significativamente, uma redução líquida de 14 milhões de empregos. O relatório apontou que, alguns dos empregos que mais crescerão são os de analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, especialistas em aprendizado de máquina de IA e profissionais de segurança cibernética.
Veja abaixo uma lista das 10 principais profissões em ascensão apontadas pela pesquisa:
– Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning;
– Especialistas em sustentabilidade;
-Analistas de business intelligence (BI);
-Analistas de segurança da informação;
-Engenheiro de fintech;
-Analistas e cientistas de dados;
-Engenheiros robóticos;
-Especialistas em Big Data;
-Operadores de equipamentos agrícolas;
-Especialistas em transformação digital.
De acordo com a pesquisa, o recurso deve ser adotado por quase 75% das empresas e levar a uma alta rotatividade.
Metade das organizações acredita que as IAs resultarão em crescimento de empregos e 25% acham que a ferramenta criará perda de empregos.
O relatório também apontou que 23% dos serviços serão transformados. Sendo assim, as companhias precisam começar a aprender agora sobre o potencial da inteligência artificial para reformular o mundo do trabalho, para evitar ficar para trás no mercado.
As perdas são significativas, especialmente, para os setores de administração, segurança, fábrica e varejo. Já sobre a criação de novos empregos, a expectativa é positiva na educação, agricultura e saúde.
Fonte: https://monitordomercado.com.br/noticias/42605-ia-ira-gerar-novos-69-milhoes-de-novos?utm_source=terra_capa&utm_medium=referral