Alertas de temporais em São Paulo e de ciclone no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina põem algumas das principais capitais brasileiras em alerta a partir desta segunda-feira de Natal (25), segundo a agência Climatempo Meteorologia e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A região Norte também fica em atenção por causa das precipitações, que devem chegar ainda ao Centro-Oeste e ao Nordeste, acompanhadas de ventania, após vários dias ensolarados e com poucas nuvens.
Segundo o Inmet, há perigo potencial, representado pelo alerta de cor amarela.
Já o serviço meteorológico da Marinha informa que ressacas estão previstas de Santos (SP) a Arraial do Cabo (RJ), entre terça (26) e quarta-feira (27), onde as ondas podem chegar a três metros de altura.
Belo Horizonte (MG) – mín. 21°C; máx. 32°C
Brasília (DF) – mín. 20°C; máx. 30°C
Campo Grande (MS) – mín. 24°C; máx. 32°C
Cuiabá (MT) – mín. 27°C; máx. 38°C
Curitiba (PR) – mín. 18°C; máx. 28°C
Maceió (AL) – mín. 24°C; máx. 31°C
Manaus (AM) – mín. 27°C; máx. 33°C
Natal (RN) – mín. 26°C; máx. 31°C
Recife (PE) – mín. 27°C; máx. 30°C
Rio de Janeiro (RJ) – mín. 24°C; máx. 33°C
Salvador (BA) – mín. 25°C; máx. 32°C
São Paulo (SP) – mín. 18°C; máx. 26°C
Vitória (ES) – mín. 23°C; máx. 37°C
O tempo em São Paulo deve mudar nesta terça-feira (26), com a chegada de uma frente fria vinda do alto-mar.
A temperatura diminui, mas o clima continua abafado, com a formação de nuvens carregadas também no Vale do Paraíba, em Campinas e na serra da Mantiqueira.
As primeiras pancadas de chuva na capital podem ter início já de manhã, e, especialmente nas primeiras horas da tarde, há potencial de temporal — chuva forte com raios, que pode vir acompanhada de granizo e rajadas de vento de mais de 70 km/h.
Na quarta-feira (27), o calor continua em queda, e a temperatura deve chegar aos 17ºC. A máxima não ultrapassa os 24ºC.
Enquanto isso, o interior paulista continua quente e com pancadas de chuva irregulares.
Na maior parte do dia, o sol predomina, e as temperaturas, principalmente no centro-norte do estado, ultrapassam facilmente os 30°C.
A formação de um novo ciclone extratropical, combinada com uma frente fria, provoca risco de tempestades no interior da região Sul, ao longo desta semana, em uma faixa que abrange as cidades de Pelotas e Porto Alegre. O litoral tem previsão de ventania e ressaca.
De acordo com a Climatempo, devido ao fluxo de umidade, nuvens muito carregadas podem se formar sobre o sudoeste do Paraná, o oeste e o sul de Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul.
A serra gaúcha deve receber chuva intensa, em um período pequeno, com ventos que podem ultrapassar os 90 km/h.
Fonte: https://noticias.r7.com/cidades/previsao-de-temporais-ventanias-e-ciclone-apos-o-natal-deixam-capitais-em-estado-de-alerta-25122023