Live de NPC: saiba o que é e como funciona a nova tendência estranha das redes sociais

Demorou bem pouco tempo até os vídeos estranhos em que pessoas fantasiadas se movimentam de forma robotizada, falam com voz de personagens de desenho animado e reagem a interações do público deixarem de ser um nicho extremamente específico do TikTok e do Instagram e chegarem ao público em geral.

Essas são as chamadas lives de NPC, assustadoras para uns e fonte de renda para outros. Mas o que elas são e como surgiram? Chegou a hora de você ler um guia definitivo (por enquanto) sobre o assunto.

O que são? Os NPCs são “personagens não jogáveis” dos videogames, especialmente de RPGs. Como esse tipo de jogo possui histórias aprofundadas e ambientes grandes e povoados, existem vários NPCs por lá.

Alguns deles possuem linhas de diálogo, enquanto outros não interagem de forma alguma, e apenas andam no cenário — e às vezes ficam presos nele, como parte de bugs de programação.

Então, alguns streamers e influenciadores começaram a imitar esse tipo de personagem e tentar agir com toda a estranheza deles, geralmente com resultados esquisitos — e, por isso, virais instantâneos.

E como funcionam as lives? Ao vivo, os streamers imitam personagens de videogame enquanto recebem presentes e interações financeiras. Na maior parte das transmissões, eles ficam parados e só se mexem ou falam quando recebem incentivos do tipo. Os movimentos tendem a ser estranhos, obviamente como nos videogames, que dependem de programação para funcionar.

Como o TikTok possui menos regras em suas transmissões ao vivo em comparação com o YouTube e a Twitch, as transmissões tendem a ser mais estranhas e iniciadas por perfis com poucos seguidores.

Em um flagrante recente, três pessoas foram vistas em lives do tipo em uma esquina de Nova York.

Como surgiu a tendência? Como todas as esquisitices de redes sociais, é difícil apontar uma origem única. Nas transmissões ao vivo já existiam tendências de influenciadores que interagem de acordo com doações e presentes dados ao vivo.

Na mais famosa delas, o streamer Ludwig ficou 31 dias ao vivo direto. A cada inscrição paga no canal dele da Twitch, ele ficaria mais 10 segundos ao vivo.

O que deveria durar alguns dias e conseguir algumas centenas de milhares de seguidores se tornou uma maratona de um mês, que o transformou no perfil com mais inscritos no site.

Outro caso famoso são os chamados “influenciadores do sono”, que permitem que o público controle o volume de equipamentos e despertadores da casa dele, enquanto tenta dormir. Para acordá-lo, é preciso gastar dinheiro.

O mais famoso deles, Asian Andy, chegou a ganhar US$ 16 mil em uma única noite de sono (maldormida), em 2021.

Recentemente, uma tendência pré-NPC se tornou conhecida no Brasil, principalmente com a influenciadora e cantora Kine-chan, que recebe dinheiro para falar certas expressões japonesas a quem doou mais. No caso mais famoso, surgiu o meme “Jefferson Caminhões”, no fim de 2022.

O sucesso é devido à cultura japonesa das “waifu”, ou jovens mulheres que imitam personagens fofas de anime e recebem para interagir com o público — quase totalmente masculino.

Dessas derivações e culturas online de nicho, provavelmente surgiu o tipo de conteúdo atual que ficou conhecido como “lives de NPC”.

Todo NPC faz live? Na verdade, não. A mais conhecida das NPCs, @loczniki, ficou em evidência pelos vídeos elaborados no TikTok. Seus clipes tiveram fama justamente por mostrarem os bugs de personagens do tipo, que ficam presos em paredes e em rotas repetitivas.

Os vídeos geralmente lembram games como GTA, Fallout e Starfield, famosos por áreas grandes e lotadas de NPCs estranhos. Um tutorial dela, de como ser um personagem do tipo, chegou a ser visto mais de 16 milhões de vezes.

Provavelmente foi a canadense Fedha Sinon, de 27 anos, que transformou esse tipo de conteúdo em um sucesso explosivo em lives.

Conhecida como Pinkydoll, ela agora se intitula “Rainha dos NPCs”, com lives e vídeos sobre o assunto.

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“Estou recebendo muita atenção agora. Pode-se dizer que nem sempre é a melhor atenção, mas, seja como for, é bom para o meu bolso”, afirmou Fedha, em entrevista a uma rádio canadense.

Como outros NPCs, Pinkydoll responde a “comandos” e faz alguma ação de acordo com os presentes que recebe — representados por stickers de flores, frutas e outros objetos. Quanto mais exclusiva e personalizada é a ação, mais cara ela é. O resultado é estranho e imprevisível para quem está de fora.

Em entrevistas, ela afirma que ganha cerca de US$ 3.000 (R$ 14,6 mil) por live, mas chega a US$ 7.000 (R$ 34 mil, no câmbio atual) de ganhos em uma única apresentação, que pode chegar a 90 minutos e só se encerrar quando ela está completamente cansada ou rouca.

Fonte: https://hora7.r7.com/guia-definitivo-npc-live-o-que-sao-e-como-fazem-tanto-sucesso-tiktok-18092023

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