A Futura Consultoria vai divulgar nesta quarta-feira (23) uma pesquisa eleitoral contratada pelo Banco Modal. A pesquisa foi registrada no TSE pelo número BR-03014/2022.
Foram 2000 entrevistados sendo 47,1% do sexo masculino e 52,9% do sexo feminino. A metodologia da pesquisa é tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado realizado por meio telefônico. O universo da pesquisa é o eleitorado brasileiro com 16 anos ou mais. O valor da pesquisa é R$ 93.435,01 e o estatístico responsável é Priscila Pagung de Aquino Lapa Campos.
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
O universo é composto pelo eleitorado brasileiro com idade de 16 anos ou mais. O tamanho da amostra previsto é de 2000 entrevistas. A amostra é estratificada por região geográfica, unidade da federação e natureza do município (capital, região metropolitana e interior). Para a seleção dos entrevistados, no primeiro estágio é feito o sorteio dos municípios que farão parte da pesquisa. No segundo estágio, os entrevistados são selecionados aleatoriamente pelo sistema de cotas amostrais segundo sexo e faixa etária. A distribuição amostral é definida em função de variáveis significativas, a saber: Sexo: masculino 47,1%; feminino 52,9%; Idade: 16 a 24 anos,13,0%; 25 a 34 anos, 20,5%; 35 a 44 anos, 21,0%; 45 a 59 anos, 25,1%; 60 anos ou mais 20,4%. Para a variável grau de instrução, os dados são: até o ensino fundamental, 41,0%; ensino médio, 42,3% e ensino superior 16,7%. Para a variável nível econômico, a renda familiar: até 2 salários-mínimos 45,8%; mais de 2 a 5 salários-mínimos 32,9%; mais de 5 salários-mínimos 21,3%. Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. Para as variáveis de grau de instrução e nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Os intervalos de confiança serão calculados considerando os resultados obtidos para um nível de confiança de 95%. FONTE DOS DADOS: Censo (2010) | TSE (eleitorado de janeiro/ 2022).
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Após os trabalhos de campo, serão selecionados 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para a verificação das respostas e adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.
Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):
A área de abrangência da coleta é nacional. A relação dos municípios e áreas selecionadas para a pesquisa constará em anexo a ser apresentado até o dia seguinte, a partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada, conforme expresso no art. 2º, §7º da Resolução 23.600/2019 do TSE.
Confira o questionário da pesquisa: