A Fifa anunciou nesta quarta-feira (15), a criação do Mundial de Clubes para o futebol feminino. A novidade foi divulgada em uma reunião do conselho, às vésperas do 74º Congresso da entidade, em Bangcoc, na Tailândia, que vai definir a sede da Copa do Mundo Feminina 2027. O país que vai receber a competição ainda não foi definido, mas a previsão é que os jogos aconteçam entre janeiro e fevereiro de 2026.
A ideia da Fifa é que o torneio seja disputado a cada quatro anos, com a participação de 16 times, sendo pelo menos duas de cada confederação e uma do país sede — ainda não foram divulgados como serão os critérios de classificação, mas a Conmebol já indicou que pretende contar com quatro vagas, diante do crescimento do futebol feminino, com destaque para o Brasil, na América do Sul.
O que se sabe até agora é que a primeira edição do campeonato deve seguir as mesmas regras do novo Mundial de Clubes masculino, que, a partir de 2025, contará com 32 clubes e será disputado entre junho e julho, nos EUA.
Outra novidade para o futebol feminino foram as mudanças no calendário da modalidade a fim de valorizar e ajudar no melhor desenvolvimento dos clubes.
Fonte: https://esportes.r7.com/prisma/gol-delas/fifa-anuncia-criacao-do-mundial-de-clubes-para-o-futebol-feminino-15052024/