O Fala Brasil trouxe detalhes sobre o caso de Brooke Shields, de 58 anos, que precisou ficar internada após beber água demais, em Nova York, Estados Unidos. A atriz, que sempre foi discreta em relação a sua vida íntima, contou que achou que fosse morrer e descreveu o grave acidente em uma entrevista. Entenda a seguir.
A atriz americana revelou que precisou ficar internada na UTI. Ela havia ido a um restaurante em Nova York e, na saída, enquanto esperava pelo motorista, se sentiu mal, ficou tonta, bateu a cabeça e convulsionou.
A atriz acordou em uma ambulância a caminho do hospital. Brooke se assustou ao ver que estava ligada a um tubo de oxigênio e ao lado do amigo Bradley Cooper. O ator estava em um restaurante vizinho e foi chamado às pressas pela assistente dela.
No hospital, a questionaram se ela havia ingerido muita água e recomendaram que incluísse mais sal em sua dieta. O diagnóstico foi confirmado e a atriz sofreu um hiponatremia.
Eduardo Sousa, médico neurologista do hospital Moriah, explicou que dificilmente ocorre o excesso de água em pessoas saudáveis, porque é normalmente excretado pela urina.
Uma das maiores clínicas dos Estados Unidos afirmou que atende cerca de 200 pessoas por ano com hiponatremia. O problema é mais frequente em pessoas entre 20 e 40 anos e ocorre mais no verão, quando as pessoas ingerem mais água.
Em julho, uma americana, de 35 anos, morreu depois de se intoxicar com muito líquido. Segundo a família, ela ingeriu cerca de dois litros de água em 20 minutos.
A mulher passou o dia com a família em um lago e sentiu tonturas e dor de cabeça após uma forte exposição ao sol. Com sede, ela não conseguia parar de tomar água.
Ela desmaiou e foi levada ao hospital, mas não recuperou a consciência e faleceu em seguida.
A água representa cerca de 75% do peso corporal quando nascemos e 60% na fase adulta. O calor faz com que a gente perca mais líquido e, com verão chegando, o cuidado tem que ser redobrado.
Existe a recomendação de ingerir cerca de dois a três litros de água por dia, podendo variar de acordo com o peso corporal e gasto calórico de cada indivíduo, e tem que ser distribuída de forma uniforme ao longo das 24 horas.
Lembrando que a ingestão de água é muito importante, mas tudo em excesso faz mal, até beber água.
Fonte: Lembrando que a ingestão de água é muito importante, mas tudo em excesso faz mal, até beber água.