Uma franquia une um franqueador e um franqueado. Através de um acordo, o franqueado pode operar o modelo de negócio de uma marca de forma independente, e, ao aproveitar a reputação dessa marca já bem estabelecida no mercado, há grandes chances de fazer o seu próprio negócio dar bons lucros.
As franquias cobrem muitas áreas de atividade. Para escolher o tipo certo, é importante ter em conta quais são os seus objetivos. Está planejando abrir uma franquia e se pergunta sobre os diferentes tipos que existem e as especificidades de cada uma delas? Conheça tudo a seguir.
Franquia unitária
Na franquia unitária, o franqueador permite ao franqueado a abertura de uma unidade em local preestabelecido e com direito de comercialização com exclusividade do produto ou serviço. É o caso das lojas de shoppings centers, por exemplo. Esse modelo de franquia é um dos mais adotados, pois permite ao franqueado aproveitar ao máximo a reputação da marca.
Master franquia
Na master franquia, o franqueado ganha o direito de ser o representante da marca em um determinado território, podendo abrir mais de uma loja. As demais podem ser administradas por terceiros.
Em geral, esse tipo de franquia demanda um investimento mais alto, mas o retorno financeiro é igualmente considerável, visto que o franqueado fica com uma parte dos lucros.
Franquia de desenvolvimento de área (DA)
Nesse tipo de franquia, o objetivo é explorar determinada região, como um país. Portanto, o franqueado também é responsável por ser o representante da marca. Ele deverá abrir unidades em um período de tempo predeterminado. É o tipo de franquia mais adotado principalmente por quem deseja expandir o seu negócio internacionalmente.
Store in store
Como o próprio nome indica – loja dentro da loja -, nesse tipo de franquia, o franqueado tem a possibilidade de abrir uma loja dentro de seu próprio estabelecimento. É ideal para quem quer oferecer uma variedade maior de produtos e serviços disponibilizados para os seus clientes.
Microfranquia
Essa é uma ótima opção para quem não tem muito dinheiro para um investimento inicial. Os custos operacionais são baixos, e as atividades podem ser desempenhadas pelo próprio franqueado. Por vezes, não exigem um local próprio, podendo ser feita de casa ou na casa do cliente. O retorno financeiro tende a ser mais rápido do que nas outras categorias.
Franquia combinada
Na franquia combinada, o franqueado pode abrir várias franquias diferentes em um único ponto comercial. Importante mencionar que as condições para esse tipo de franquia acontecer devem ser negociadas com cada franqueador.
Franquia de conversão
Esse tipo de franquia é voltado para aqueles que já tenham um negócio próprio, mas que desejam transformá-lo em franquia. Por exemplo, um dono de distribuidora de gás que passa a integrar uma rede. Essa mudança acarreta muitos benefícios, como adquirir os direitos de uso de uma marca já estabelecida no mercado.
Franquia social
A franquia social difere das demais, porque seu objetivo final não é o lucro, e sim oferecer serviços sociais de forma gratuita. Os métodos da franchising são então aplicados no sentido de permitir a consolidação e expansão do projeto em questão.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/conheca-as-diferencas-entre-cada-tipo-de-franquia/