Criadas com objetivo de reunir vários grupos em um mesmo ambiente, as comunidades do Whatsapp chegaram ao Brasil recentemente, em janeiro de 2023. O recurso se apresenta como uma excelente ferramenta para os micro e pequenos negócios estreitarem o relacionamento com os clientes.
De acordo com Janaína Camilo, analista de Mercado e Transformação Digital do Sebrae, o grande destaque desse novo recurso é a possibilidade de escalar o alcance das comunicações e aumentar o número de vendas fechadas.
“A comunidade Whatsapp é a evolução dos grupos tão utilizados por todos nós, com acréscimo de uma estratégia em sua organização. Os participantes recebem avisos enviados a comunidade como um todo, e nos grupos se trata e discute sobre o que foi comunicado”, afirma ela.
“Pesquisa recente do Sebrae mostra que 84% dos clientes de vendas online usam o Whatsapp como principal canal para efetuar as operações. Ter a possibilidade de agrupar diversos contatos na comunidade expande muito os resultados dos negócios”, completa.
“Quem empreende na área de alimentação, pode criar uma comunidade com os clientes e enviar promoções, fotos atrativas, vídeos com a programação da semana e isso vai chegar a muitas pessoas, inclusive em quem não participa dos grupos. Ter o cliente como um propagador do seu negócio é a melhor prova social que se existe.”
Opção de ferramenta de gestão
As comunidades no Whatsapp também se revelam uma opção de ferramenta de gestão, facilitando a comunicação com fornecedores, colaboradores, parceiros e demais grupos que se relacionam com as empresas.
Segundo a especialista, é possível ainda fazer enquetes, recolher feedbacks das compras e experiências com os produtos e serviços, além de controlar a possibilidade de se ter comunidades proativas, aquelas em que só o administrador envia as mensagens e as reativas, onde o público pode interagir.
“É um recurso de muitas possibilidades. Se o negócio ainda não tem grupos com clientes, mas possui uma base de dados com os contatos, as comunidades podem ser criadas. Se ele quer gerar leads pode criar uma comunidade para divulgar promoções. Se deseja fazer uma pesquisa de mercado, pode criar uma comunidade em que todos os membros se comunicam, ou usar o recurso de enquetes”, exemplifica.
Janaina chama atenção para o cuidado com os dados dos clientes. De acordo com ela, as pessoas só podem ser acionadas e incluídas em grupos e comunidades se informar seu contato para o empreendimento por meio verbal, por escrito ou em plataformas online.
“Hoje temos a Lei Geral de Proteção de Dados que versa sobre a segurança e a privacidade dos clientes e dos negócios”, alerta.
Como criar uma comunidade para seu negócio
Veja o passo a passo de como criar uma comunidade para o seu negócio:
1. Com celular aberto no Whatsapp, clique em comunidades, ícone com design de três pessoas no topo esquerdo da página inicial, em seguida clique em começar, escolha um nome e uma descrição para a comunidade. Seja objetivo, use o nome do seu negócio e fale o objetivo na descrição (promoções, ofertas, feedbacks, gestão administrativa…).
2. Escolha uma foto ilustrativa, pode ser uma logomarca ou imagem que ilustre o negócio. Essa parte é opcional. Avance.
3. Com os contatos salvos no celular, adicione grupos já existente e crie novos (podem ser criados até 10 grupos).
4. Pronto sua comunidade está pronta para uso. Dedique um tempo para produzir conteúdo para a ferramenta.
Números das comunidades no Whatsapp
• 84% dos clientes que compram online usam do Whatsapp como canal (Fonte: Pesquisa Sebrae)
• Cada comunidade possibilita 50 mil participantes (Fonte: META)
• Cada comunidade pode ter 50 grupos
• Cada grupo pode ter 1024 pessoas
• 5 mil pessoas podem receber a mesma mensagem com um clique
Fonte: ASN / Sebrae e https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-dia/veja-como-usar-comunidades-do-whatsapp-pra-bombar-seu-negocio,0e828f731901a5642fc00f09c0e7e4fa3h3dy21q.html