A Vox Brazil Comunicação vai divulgar neste sábado (26) uma pesquisa eleitoral realizada no estado do Piauí, contratada pela Agência O Dia e registrada no TSE pelo número BR-07659/2022.
Metodologia de pesquisa:
Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados, por tablet, junto a uma amostra representativa do eleitorado do Estado do Piaui.
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
Plano Amostral: Público pesquisado: eleitores no estado do Piauí. Tipo de amostra: A amostra é representativa do eleitorado para o conjunto do estado do Piauí. A amostra foi selecionada em dois estágios: 1º estágio: seleção probabilística de municípios, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando como base o número de eleitores de cada município; 2º estágio: seleção dos respondentes dentro do município através de uma quota proporcional de Gênero, Idade, Escolaridade e Renda Familiar, de acordo com o perfil da população em estudo. As entrevistas foram pessoais e domiciliares. Fonte de dados: IBGE, Censo 2010 e PNAD 2018 TSE, Cadastro de Eleitores 2021 Tamanho da amostra: 800 entrevistas. Ponderação: Devido à metodologia amostral adotada as proporções quanto a sexo, idade, escolaridade, renda familiar e região da amostra são as mesmas do universo pesquisado, com base no Censo Demográfico de 2010 ¿ IBGE e no Cadastro de Eleitores 2021 do TSE. Portanto os fatores de ponderação a serem aplicados nas variáveis sexo, idade, escolaridade e renda familiar e região assumem valor igual a 1(um). Área física de realização da pesquisa: A ser informada e fornecida conforme artigo 2º, inciso X 6º § da Instrução Nº 0604337-81.2017.6.00.0000 do Tribunal Superior Eleitoral ¿ TSE para o pleito de 2022. Intervalo de Confiança/Margem de Erro: O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Checagem: Logo após a realização da coleta de dados, é feito o trabalho de checagem das entrevistas junto aos respondentes. O objetivo é, sobretudo, garantir que a entrevista foi realmente realizada e verificar como o respondente se sentiu em relação à pesquisa. Há perguntas do questionário que são reproduzidas para certificarmos de sua correta aplicação e há outras questões que se referem exclusivamente à performance do entrevistador. São aproximadamente 20% dos respondentes de cada entrevistador que irão receber o contato dos checadores.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Para a realização da pesquisa será utilizada uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente treinada para este trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização que consiste no retorno a campo de 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.
Confira o questionário completo da pesquisa: