O Instituto de Pesquisas Sociais Politicas e Econômicas (IPESPE) vai divulgar nesta sexta-feira (25) uma pesquisa eleitoral nacional contratada pela XP Investimentos. A pesquisa foi registrada no TSE pelo número BR-05015/2022.
Metodologia de pesquisa:
Metodologia de pesquisa: Pesquisa quantitativa, telefônica, através de entrevistas a pessoas às quais é aplicado um questionário estruturado. Essas pessoas constituem uma amostra representativa dos eleitores brasileiros com acesso à rede telefônica fixa (na residência ou no trabalho) e a telefone celular. As entrevistas serão realizadas por equipes de pesquisadores, com bastante experiência nesse tipo de trabalho, e especialmente treinados para esta pesquisa.
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
Serão realizadas 1.000 entrevistas. No plano de amostragem utilizado para a estratificação são consideradas os municípios, os sexos e as faixas etárias dos entrevistados. Inicialmente as unidades amostrais são os municípios e no estágio seguinte são as pessoas residentes nos municípios. Para a seleção dos entrevistados será utilizado o sistema de cotas amostrais segundo Sexo e Grupos de idade. O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95,45 % de confiança e uma margem de erro estimada de 3,2 pontos percentuais sobre os resultados encontrados no total da amostra, com base nos dados do TSE e do IBGE (renda familiar). A distribuição amostral esperada é masculino 48%, feminino 52%; 16 e 17 anos 1%, 18 a 34 anos 35%, 35 a 59 anos 45% e mais de 60 anos 19%; instrução até Fundamental 39%, ensino médio 41%, e ensino superior 20%; renda familiar de até 2 SM 48%, de mais de 2 a 5 SM 36%, de mais de 5 SM 16% . Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis demográficas e econômicas, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização de cerca de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.
Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):
A área física de realização da pesquisa é o Brasil. 8% das entrevistas serão realizadas no Norte, 27% no Nordeste, 43% no Sudeste, 7% no Centro-Oeste e 15% no Sul. Os municípios serão informados após a realização das entrevistas.
Confira o questionário completo da pesquisa: