Pesquisa de Opinião
Uma pesquisa estatística de opinião realiza o levantamento da opinião coletiva de uma população acerca de determinado tema analisando uma amostra de opiniões individuais obtidas através de adequados instrumentos de coleta de dados. A pesquisa de opinião tem como objetivo investigar e retratar as atitudes e opiniões dos indivíduos, possibilitando à sociedade conhecer com precisão as tendências e posições dos diferentes segmentos sociais.
Pesquisa Política
Utilizada para prever resultados de pleitos, avaliar administrações públicas, monitorar a imagem e o nível de aprovação de partidos e de políticos e adquirir informações diversas sobre quadros políticos.
É um instrumento técnico que radiografa a realidade e orienta:
· na eleição: o planejamento, as estratégias eleitorais e de marketing, bem como a lógica discursiva e os caminhos para comunicação.
· na administração pública: o planejamento das ações, as estratégias de ação e o desempenho da equipe técnica (monitorando os serviços prestados).
Principais tipos de pesquisas políticas:
O sucesso eleitoral de um candidato alicerça-se em três eixos centrais: a cristalização de sua imagem, a eficiência de seu discurso e o desempenho de seus concorrentes. O diagnóstico preciso de uma conjuntura político-eleitoral pode indicar o tratamento adequado para a sua situação.
A Paraná Pesquisas detém um amplo rol de serviços e técnicas de pesquisas, que são aplicados conforme necessidades e objetivos do cliente. Veja alguns exemplos:
· Pesquisas eleitorais
Aplicação de baterias tradicionais da Ciência Política como: intenção de voto (espontânea e estimulada), simulações, segunda opção, rejeição, expectativa de vitória, perfil sócio-econômico e geográfico do eleitor.
· Pesquisa de potencial e avaliação de imagem
Monitoramento que permite uma avaliação do candidato (e de seus concorrentes), em termos de potencial eleitoral e de imagem.
· Pesquisa de percepção e avaliação
Este tipo de trabalho é realizado com o objetivo de avaliar questões simbólicas junto a um grupo de eleitores. Neste tipo de pesquisa extrai-se sentimentos, percepções e avaliações dos eleitores em relação a um candidato, a um partido, a uma administração ou, ainda, a uma dada situação política.
Pode-se testar a eficiência de propagandas, discursos, imagens, peças publicitárias, slogans, jingles.
· Definição do perfil ideal, características e imagem
Verifica o imaginário social da população em estudo, decifrando o sistema de crenças e conjuntos de valores. Investiga questões ligadas às características e a imagens que os eleitores idealizam em torno de um político ideal.
· Sondagens de questões temáticas ou polêmicas
Investiga a posição da população a respeito de um tema polêmico que esteja na agenda dos debates políticos/ públicos. Monitora os principais meios de informação e de influência, estabelece os elementos e os argumentos de constituição discursiva e instrumentaliza ações de desconstituição do discurso.
· Avaliações de gestão/ mandato (executivo e legislativo)
Em trabalhos voltados ao Executivo, realiza-se um diagnóstico em relação a administração e a atuação do administrador (em termos de eficiência, imagem e realizações).
Em pesquisas direcionadas ao Legislativo, realizam-se avaliações da Casa Legislativa ou de mandatos individuais.
· Investigação de demandas sociais e de infra-estrutura
Este tipo de estudo indica as principais necessidades e recorta as demandas sociais da população em estudo. Também delimita as principais prioridades de infra-estrutura, sociais, econômicas ou associativas da comunidade.
Pesquisa de Mercado
Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores. Em qualquer campo, tomar decisões acertadas depende da disponibilidade de informações confiáveis e do bom uso que se faça delas. Isto de aplica a todos os departamentos de uma empresa, incluindo finanças, produção, recursos humanos e marketing. Também é válido para organizações comerciais. Quase toda informação requerida para as decisões de mercado e os métodos usados para obtê-la podem ser considerados como pesquisa de mercado, mas como uma atividade especializada, é o fornecimento de informação sobre o mercado.