Pesquisa Quantitativa
É um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de …
A metodologia quantitativa, de modo geral, é a mais utilizada em pesquisas de mercado e opinião pública. Permite mensurar opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes, através de uma amostra que represente a população de forma estatisticamente comprovada.
Geralmente a técnica de utilização deste tipo de pesquisa pressupõe questionários pré-elaborados, com perguntas geralmente fechadas, isto é, que admitem respostas alternativas preestabelecidas, ou abertas, ou seja, que podem ser codificadas posteriormente.
Em toda pesquisa quantitativa é necessário calcular a margem de erro para o grau de confiança que se pretende. Assim, o cliente pode tomar as suas decisões com a segurança desejada.
Através da pesquisa quantitativa, é possível analisar como um determinado segmento da população vai reagir a um produto ou fenômeno, com base nas respostas da amostra populacional escolhida. Ao contrário da qualitativa, esta técnica não é apropriada para compreender “porquês” ou para analisar temas em profundidade.
Pesquisa Qualitativa