O sorriso largo de Luis Suárez não é por acaso. Principal jogador do Grêmio em 2023, El Pistolero vem chamando tanta atenção jogando em solo brasileiro que enfim recebeu uma nova chance na seleção uruguaia, que está sob o comando de Marcelo Bielsa no atual ciclo. No entanto, Suárez não é o único atleta que vem se destacando em terras tupiniquins e que voltou a ser convocado por seu país. Confira!
Depois de nove anos jogando na Itália, Tomás Rincón voltou a jogar na América do Sul em 2023, após ter sido contratado pelo Santos. Aos 35 anos, Rincón já era capitão de sua seleção, a Venezuela, mas vinha perdendo espaço, até por estar sem clube antes do acerto com o Peixe. Bastaram poucas partidas com a camisa do Alvinegro Praiano para que El General retomasse a melhor fase e voltasse a representar as cores da seleção “vinotinta”.
Um dos símbolos da geração mais vitoriosa da história do Chile, Gary Medel parecia perto dos capítulos finais com sua seleção. Mas, ao ser contratado pelo Vasco, na metade do ano, Medel voltou a chamar atenção pelo bom nível apresentado com a camisa cruz-maltina, e o retorno à seleção foi um processo natural.
Apesar de ser bem mais novo que os nomes acima, Paulinho também voltou à sua seleção depois de retomar a boa fase jogando em solo brasileiro. Contratado pelo Atlético-MG no início do ano, o atacante se firmou como um dos principais jogadores do país em 2023 e recebeu uma chance de representar as cores da pentacampeã do mundo nesta data Fifa.
Erick Pulgar era nome frequente na seleção chilena, mas não vivia boa fase na carreira antes da chegada ao Flamengo. No Rubro-Negro, o volante viveu boa sequência sob o comando de Jorge Sampaoli, mas foi após a chegada de Tite que o jogador elevou o nível de atuação a outro patamar e retomou o posto de titular jogando com as cores de seu país.
Agustín Canobbio não era uma daquelas revelações que geravam grande expectativa. Revelado pelo Fénix-URU, o jogador chamou atenção do Peñarol antes de ser contratado pelo Athletico-PR. De início, o torcedor do Furacão não via o uruguaio com bons olhos, mas, rapidamente, o atacante mostrou que poderia ser muito útil não só para o clube, como também para a sua seleção.
Bruno Mendez é mais um jogador de maturação tardia. Após voltar do Internacional, onde estava emprestado, o jogador enfim conseguiu emplacar sequências como titular no Corinthians e vem coroando a boa temporada com convocações para a seleção de Marcelo Bielsa.
Ao contrário dos companheiros de Celeste acima, Joaquín Piquerez era um lateral que despertava interesse desde muito novo. Revelado pelo Defensor-URU, o jogador escalou o futebol uruguaio até chegar ao Peñarol, o principal clube do país. Dali, o atleta chamou a atenção de Abel Ferreira, foi para o Palmeiras, e as convocações para a seleção do Uruguai viraram rotina na carreira do craque.
Richard Ríos também vem conquistando espaço em sua seleção após boas atuações com a camisa do Palmeiras. Com a lesão de Gabriel Menino, o volante assumiu o posto de titular e é um dos destaques do time na retomada do Brasileirão. As convocações para a Colômbia foram uma consequência natural.
Por fim, chegamos a Luis Suárez. Grande destaque do Grêmio em 2023, o atacante vem em plena ascensão nesta reta final de Brasileirão e, mesmo com idade avançada, não poderia ser deixado de lado na convocação de Marcelo Bielsa .
Fonte: https://esportes.r7.com/futebol/fotos/de-suarez-a-james-os-jogadores-que-se-reinventaram-no-futebol-brasileiro-e-voltaram-a-selecao-17112023#/foto/10