Memorizar fórmulas de matemática, física e química não é uma tarefa fácil. Para ajudar o vestibulando, o R7 pediu aos professores Lucas Borguezan, do Curso Enem Gratuito, e Victor Pompeo, do Anglo, que formulassem algumas dicas para a hora do sufoco. E vale tudo: desde inventar músicas até abusar das rimas. Confira as principais estratégias abaixo:
Entenda o significado da fórmula
“De onde esta fórmula veio?” e “Por que ela é assim?” são questões a que o estudante deve tentar responder, segundo Borguezan. A lembrança é atrelada à compreensão, portanto, saber o que cada letra e símbolo representam e como eles se relacionam é uma dica que pode salvar o aluno na hora da prova.
Use macetes
Para memorização de um assunto, o professor Umberto Mannarino, que possui mais de 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, destaca o uso de macetes, que são pequenos truques com palavras ou frases relacionadas a uma fórmula. Por exemplo, na física, para calcular a distância percorrida, use o macete “sorvete”, palavra bastante parecida com a fórmula S=s0+vt.
Faça mapas mentais
Os mapas mentais são um ótimo método de memorizar algo, uma vez que o estudante organiza as informações visualmente. “Comece escrevendo a fórmula no centro de um papel bem grande. Em seguida, adicione ao redor dela as variáveis e os símbolos, usando linhas e setas coloridas para conectar as informações”, recomenda Borguezan.
Utilize músicas
Pequenas rimas ajudam a memorizar qualquer informação. Podem ser melodias simples, desde que contenham as informações da fórmula e sejam fáceis de lembrar e cantar. A segunda parte da dica é escolher um ritmo familiar para que o estudante recorde facilmente na hora da prova.
Estude repetições
“Pode reparar: independentemente de quão complicada é a fórmula, as que são mais fáceis de se lembrar são as que utilizamos mais”, diz o professor Victor Pompeo. Desse modo, foque as fórmulas que você julgar mais comuns, e não as mais fáceis. Saiba priorizar a resolução dos exercícios que têm mais probabilidade de ser cobrados.
Crie cartões de memorização
Uma forma de estimular a memória visualmente é estudar com um baralho de cartões. Para decorar mais fácil o conteúdo, escreva as fórmulas, anote a explicação e crie um jogo. Os cartões também são práticos para levar a outros lugares.
Segmente seu aprendizado
Para não misturar as fórmulas, separe as disciplinas e se organize para estudar cada uma em um dia diferente. Ao segmentar o aprendizado, o estudante corre menos risco de se confundir. Por exemplo, a letra “r” em física elétrica significa “resistência”, enquanto em geometria remete ao “raio” de uma figura.
Fonte: https://noticias.r7.com/educacao/fotos/musicas-macetes-e-cartoes-de-memorizacao-confira-sete-dicas-para-decorar-formulas-matematicas-22092023#/foto/8