Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que moram em cidades afetadas pelos temporais que atingem o Estado do Paraná poderão pedir reaplicação da prova. A informação foi divulgada pelo Governo do Estado e confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao Terra.
No início desta semana, a Secretaria da Educação do Paraná encaminhou um ofício ao Ministério da Educação solicitando o adiamento da prova do Enem em virtude do fechamento de aproximadamente vinte escolas no estado. Algumas delas precisaram ser utilizadas como abrigos temporários para pessoas desabrigadas devido aos efeitos das chuvas.
Em resposta a esse pedido, o Inep optou por manter a data original de aplicação do Enem, programada para os dias 5 e 12 de novembro. No entanto, informou que será possível solicitar a reaplicação da prova para estudantes que foram prejudicados devido aos desastres naturais – medida que já é garantida em edital.
Dessa forma, os estudantes afetados terão a oportunidade de fazer a solicitação para a nova prova no período compreendido entre os dias 13 e 17 de novembro. O pedido poderá ser realizado diretamente no site do exame, na página do participante, onde estará disponível uma aba específica para que os estudantes submetam seus pedidos para análise.
Todas as solicitações serão avaliadas individualmente, e caso seja comprovado que houve prejuízo em decorrência dos desastres climáticos, o participante terá a possibilidade de realizar as provas em datas alternativas, marcadas para os dias 12 e 13 de dezembro. Os locais de aplicação dessas provas serão divulgados posteriormente, assegurando que os estudantes afetados tenham a oportunidade de realizar o Enem em condições adequadas.
O que explica o Inep
O Inep informou ao Terra que está acompanhando a situação no estado do Paraná e nas demais localidades onde há incidentes ambientais. Nesse sentido, é feito um monitoramento do trabalho executado pelo Cebraspe, instituição aplicadora contratada para a operacionalização do Enem 2023, nos locais de prova das regiões.
“Considerando a dimensão e a complexidade logística do exame, que envolve a aplicação simultânea, a partir de 13h30 (horário de Brasília), em mais de 10 mil locais em 1.750 municípios, não será adiada a realização das provas previstas para 5 e 12 de novembro. É importante destacar que, por conta do esforço necessário para a operacionalização do Enem, os locais de prova, o material de apoio e os profissionais envolvidos já estão mobilizados para garantir a aplicação nas datas previstas”, informou o Instituto.
Segundo o Instituto, o edital do Enem prevê a reaplicação das provas para os participantes que tenham algum problema logístico causado por desastres naturais na aplicação regular – a regra é válida para todo o País.
A reaplicação poderá ser solicitada pelos inscritos do estado do Paraná que eventualmente não puderem comparecer ao local designado ou que se sintam prejudicados, devido à situação das chuvas e inundações ocorridas na região.
O Inep disponibilizará, entre os dias 13 e 17 de novembro, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), aba específica para que esses inscritos realizem a solicitação e submetam seus pedidos a análise. A metodologia utilizada no exame permite a comparabilidade das provas e a igualdade de condições entre os participantes.
“O Inep reafirma o compromisso com os inscritos no Enem 2023, de que vai empenhar todos os esforços possíveis para garantir que a aplicação ocorra com lisura, isonomia, segurança e tranquilidade para todos. O Instituto está em contato permanente com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná para que eventuais ocorrências sejam informadas e as medidas necessárias adotadas para garantir que os direitos de todos os estudantes sejam assegurados”, acrescentou na nota.
Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/enem-2023-candidatos-afetados-pelas-chuvas-no-parana-poderao-solicitar-reaplicacao-das-provas,10c39a91bea5e02e4500c1ee78e606c5jvpoyua7.html#