Um estudo recente do instituto de pesquisas Wealth-X elencou os cursos universitários que mais formam super-ricos no mundo, com base em pessoas que têm fortuna superior a US$ 30 milhões, cerca de R$ 148 milhões. Vale lembrar que alcançar a riqueza requer estratégia, planejamento e disciplina. Veja abaixo os sete cursos de ensino superior que mais formam endinheirados no planeta:
1º Economia
Dos cem bilionários citados pelo estudo Match College, em 2021, baseado na lista de Bilionários do Mundo da Forbes, 16 haviam cursado economia. Destes, a maioria havia estudado na Harvard, a mesma universidade que Bill Gates abandonou para fundar a Microsoft. O curso tem aulas sobre competição, microeconomia e lei da oferta e demanda. Elon Musk, considerado o segundo homem mais rico do mundo em 2023, estudou física e economia na Universidade da Pensilvânia.
2º Negócios
Nada mais é do que uma vertente do curso de economia em que o futuro profissional aprende planejamento financeiro, marketing, negociação, gestão de pessoas e até comportamento do consumidor. O bacharelado em negócios da Universidade de Fortaleza (Unifor), por exemplo, desenvolve ainda as competências socioemocionais e humanísticas dos alunos, para que possam tomar decisões assertivas, orientadas por dados, com empatia e comunicação efetiva.
3º Engenharia
Um exemplo de bilionário que se formou em engenharia é Jeff Bezos, fundador da Amazon, que também estudou ciência da computação, outro curso presente nesta lista. Bernard Arnault, eleito o homem mais rico do mundo em 2023, fez justamente engenharia civil em Paris. Ele é CEO do grupo LVMH, que engloba a grife de luxo Louis Vuitton, a Sephora e a joalheria Tiffany & Co.
4º Finanças
A graduação em gestão financeira ensina conceitos básicos de contabilidade, estatística, matemática, economia, planejamento estratégico e gestão. Quem se forma em finanças pode atuar em diversas funções no segmento privado, como empreendedor, investidor, gestor de fundos de investimentos.
5º Contabilidade
O curso de contabilidade também apresenta vários aspectos ligados à área de finanças, já que o profissional dessa área é essencial para a gestão de uma empresa, por exemplo. Apresenta disciplinas que incluem sociologia, economia, direito e administração. Assim como os outros, costuma ter quatro anos de duração.
6º Direito
Foi o curso escolhido por Barack Obama e sua mulher, Michele Obama. Ele pode não estar entre os mais ricos do mundo, mas com certeza foi um dos mais poderosos, como presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017. Um dos cursos mais tradicionais e antigos do mundo, o direito capacita seus alunos a atuar na área jurídica, tanto no setor público quanto no privado. Formados em direito também podem prestar concursos específicos.
7º Administração
O curso de administração da Universidade de São Paulo (USP) é um dos mais tradicionais do país e forma profissionais responsáveis pelo planejamento estratégico e pelo gerenciamento da rotina de diversos tipos de organização. É uma área muito escolhida por filhos de grandes empresários que querem dar continuidade ao império construído pelos pais.
Fonte: https://noticias.r7.com/educacao/fotos/saiba-quais-sao-os-sete-cursos-universitarios-que-mais-formam-super-ricos-no-mundo-08092023#/foto/8