Um terço dos brasileiros já foi vítima de algum golpe financeiro, segundo mostra a pesquisa Febraban-Ipespe (Federação Brasileira de Bancos — Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). A clonagem e a troca de cartão são os golpes mais citados, por 48% dos entrevistados. Por isso, todo cuidado é pouco para se proteger.
No primeiro caso, o golpista faz uma cópia do cartão usado pela vítima em um caixa eletrônico ou em uma maquinha de pagamento, ou então a partir dos dados inseridos em sites de ecommerce; assim, ele consegue ter acesso à senha ou alterá-la, o que lhe permite a realização de diversas compras.
No segundo caso, em uma venda presencial ou ao auxiliar a vítima no uso do caixa eletrônico, por exemplo, o golpista pega o cartão e, na hora da devolução, faz a troca muito rápida por outro, falsificado. Nas duas situações, quando o consumidor se dá conta do que aconteceu, o prejuízo já é grande. Veja abaixo as orientações de como se proteger:
1 – Na hora das compras presenciais, é preciso ficar atento e conferir se o cartão que é devolvido é o mesmo que você entregou, além de ler se é mesmo o seu nome que está impresso. Se for possível, passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo a outra pessoa;
2 – Nos caixas eletrônicos, não aceite ajuda de desconhecidos; procure um funcionário do banco;
3 – Nas compras online, dê preferência ao uso do Pix ou dos cartões virtuais, que só podem ser usados uma vez;
4 – Evite compartilhar dados do cartão de crédito. Além disso, nunca empreste o cartão a outras pessoas, pois elas podem acabar caindo no golpe de clonagem, e você terá que resolver o problema;
5 – Evite mandar fotos do seu cartão por meio de mensagem. Os aplicativos podem ser hackeados por golpistas, que acessam todas as informações compartilhadas, incluindo as fotos do cartão;
6 – Redobre a atenção em mensagens enviadas por SMS ou email e nunca clique em links suspeitos. Isso porque esses links podem conter vírus que servem para acessar dados no celular ou computador;
7 – Caso você descubra que foi clonado, bloqueie o cartão pelo aplicativo do banco ou até mesmo no caixa eletrônico. Depois do bloqueio, ligue para o banco ou a instituição financeira responsável pelo cartão de crédito ou débito e comunique a clonagem, solicitando a contestação de compras e saques irregulares;
Fonte: https://renda-extra.r7.com/fotos/veja-7-dicas-para-se-proteger-e-evitar-que-o-cartao-seja-clonado-05072023