Visando garantir mais privacidade e segurança aos seus usuários, a Apple vai adicionar um recurso contra rastreamento de links no iOS 17 e no macOS Sonoma. Presente no Safari e nos aplicativos Mail e Mensagens, a novidade será capaz de detectar URLs parametrizadas e remover tais parâmetros automaticamente.
Acabou a “farra”
O link parametrizado é uma linha extra no final da URL aplicada com plataformas como o Google Analytics e Bit.ly. Essa tática geralmente é usada por agências de marketing e serviços de análise como alternativa aos cookies — que só são ativados mediante ao consenso do usuário. Já os links parametrizados não precisam de permissão e conseguem coletar dados de navegação somente pelo clique em si. Com isso, fica mais fácil para as empresas veícular anúncios personalizados e extrair informações para relatórios de uma campanha de marketing, por exemplo.
Ao que tudo indica, a Apple quer reprimir essa prática. Com o novo recurso embutido no modo privado do Safari, o navegador da Maçã será capaz de detectar links parametrizados de forma automática e deletá-los em seguida, porém preservando o endereço original acessado pelo usuário. A mesma função também será aplicada nos links que o usuário clicar no e-mail e nas mensagens do iOS 17 e do macOS Sonoma.
Solução da casa
Para não deixar as empresas que dependem de links parametrizados na mão, a Apple também vai lançar um recurso de atribuição de anúncios de medição de cliques privados no modo Private Browsing do Safari. Essa função permitirá que as companhias rastreiem cliques e números para conversão em campanhas, mas sem que isso comprometa a identidade do usuário, garantindo mais privacidade.
Previsto para ser lançado em setembro e outubro de 2023, já é possível testar o iOS 17 beta de graça como desenvolvedor para conferir mais novidades do aguardado sistema operacional. Além disso, o macOS Sonoma também está repleto de recursos novos e o Canaltech listou 10 novidades da atualização para Macs.
Fonte: https://www.terra.com.br/byte/ios-17-vai-proteger-voce-contra-links-rastreaveis,d93a686c92c6b498b539c3d7438d1297d262p9hu.html