Durante um evento da Goldman Sachs e SV Angel sobre inteligência artificial, em San Francisco, nos Estados Unidos, o confundador da Microsoft Bill Gates disse que a IA pode acabar com as pesquisas estilo Google e em lojas online da forma como o público conhece atualmente.
É o fim das pesquisas?
Na avaliação de Gates, a inteligência artificial terá a capacidade de reconhecer todos os hábitos e necessidades de uma pessoa, servindo como uma espécie de “agente pessoal”. Esse assistente faria com que os usuários não precisassem mais recorrer a pesquisas tradicionais em lojas ou buscadores ao realizar todas essas tarefas.
“Nunca mais iremos a um site de pesquisa, nunca mais iremos a um site de produtividade ou à Amazon”, explicou o bilionário, que ponderou o fato de essa tecnologia ainda não existir. Gates também comentou que ficaria “desapontado” se a Microsoft não “interviesse”, ou seja, não se tornasse a empresa responsável por desenvolver esse superassistente digital inteligente em questão.
O ex-chefão da MS ainda se mostrou “impressionado” com o trabalho de startups que atuam na área de inteligência artificial e citou como exemplo a Inflection.AI, responsável pelo chatbot inteligente Pi — que oferece bate-papos voltados para questões pessoais, como sentimentos e emoções, deixando funções produtivas de lado.
Corrida pelos assistentes
As Big Techs estão em uma disputa acirrada para lançar seus próprios assistentes baseados em IA. Ontem (23), a própria Microsoft relevou uma série de novidades a respeito da tecnologia na abertura da Build 2023, incluindo uma ferramenta que permite criar IAs compatíveis com Windows e ChatGPT. Vale destacar também o Windows Copilot, que leva IA para o sistema da MS, e a adição de inteligência artificial no Edge.
Fonte: https://www.terra.com.br/byte/ia-pode-acabar-com-lojas-e-pesquisas-online-aposta-bill-gates,f6fa573f94d6589f5ba82881b027cda2ft67nq92.html