Investir dinheiro é uma ação que, se feita da forma correta, pode trazer uma importante renda extra para as pessoas, garantindo que um recurso a mais no fim do mês sem qualquer tipo de esforço.
O principal receio de quem começa a se aventurar no mundo do investimento é o de acabar perdendo dinheiro, em vez de ganhar, o que pode sim acontecer. Por isso, nessas horas, muita gente acaba optando por investimentos com menos risco ou então buscando um fundo de investimento.
Um fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.
Uma das principais vantagens do fundo de investimento é a comodidade para o investidor, que prefere deixar sob os cuidados de especialistas a gestão de seus recursos
Dependendo do tipo de fundo, as carteiras geralmente podem ser mais diversificadas ou menos diversificadas, podendo conter ativos de diversos tipos tais como ações, títulos de renda fixa (CDBs), títulos cambiais, derivativos ou commodities negociadas em bolsas de mercadorias e futuros, títulos públicos, entre outros.
As decisões sobre o que fazer com os recursos devem obedecer objetivos e políticas predefinidos. Vale ressaltar que os investimentos podem ser bem-sucedidos ou não. Isso determinará a valorização ou desvalorização das cotas dos fundos.
Todo o dinheiro aplicado no fundo de investimento é convertido em cotas, que são distribuídas entre os aplicadores ou cotistas, que passam a ser proprietários de partes da carteira, proporcionais ao capital investido. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia.
Fonte: https://noticiasdemogi.com.br/saiba-o-que-e-fundo-de-investimento-e-como-investir-seu-dinheiro/?utm_source=terra_capa&utm_medium=referral